A importância da amizade
Quantas amizades surgiram a partir de uma brincadeira de boneca? Parcerias que muitas vezes seguem pela vida afora. Amigos podem ser considerados a família que escolhemos ter. Por isso, uma amizade verdadeira é tão especial.
Segundo a psicóloga Graziela Cunha, a eleição de pessoas começa logo na infância. “Os grupinhos se fecham primeiro em meninos e meninas”, explica a especialista. Mas, com o passar do tempo, os clubinhos vão se mesclando e novas pessoas vão entrando em nossas vidas. “Isso não quer dizer que haja uma substituição dos antigos pelos novos amigos, mas sim uma “peneirada” nas relações, separando o joio do trigo”, compara Graziela. E, é claro, só permanecem os amigos verdadeiros.
Situações inusitadas também podem formar elos e garantir amizade para a vida inteira. Foi o que aconteceu com a publicitária Carla Moreira e a engenheira Bianca Souza. Carla, ainda adolescente, pegava todos os dias o mesmo ônibus para ir colégio. Bianca também. Um dia resolveram engrenar um papo e descobriram que estudavam no mesmo lugar. As conversas ficaram mais frequentes: passaram do ônibus para a escola, da escola para a casa das meninas, da casa para o shopping e pronto! Elas levaram a sério a música que diz que “amigo é coisa pra se guardar…”. Estava formada uma amizade que dura até hoje. E lá se vão mais de 30 anos. “Somos comadres e não há um dia sequer que não nos falemos”, conta Carla. E Bianca completa: “Jamais vamos nos separar. Somos como irmãs e uma sabe tudo sobre a vida da outra. Não dividimos a infância, mas temos toda a vida para aproveitarmos juntas”, diz.
Feliz de quem tem um amigo de fé, irmão, camarada! Estar junto de pessoas que te fazem bem e são capazes de dividir momentos bons e ruins é especial. E a fórmula adotada por Carla e Bianca é a que mais dá certo. Uma amizade verdadeira não se forma de uma hora para outra: tem que deixar nascer, alimentar a cumplicidade, fazer crescer a confiança. Depois de sólida, nada abala.
O amigo real pode estar distante fisicamente, mas mora no coração e está junto com você, o tempo inteirinho. É especial, é ímpar. “É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, suas alegrias e medos. É alguém por quem a gente vibra, torce e sabe que a recíproca é verdadeira”, observa Graziela Cunha. Amigos estão juntos nos bons e nos maus momentos. Eles dão asas aos nossos sonhos e puxam a gente para o chão quando estamos sem rumo.
Amigo é aquele que toca na sua ferida porque sabe que vai ser importante, mesmo que te faça sofrer. “Não tentamos florear situações e nem dar razão à outra todo o tempo. Se não concordamos, se achamos que algo não é legal, falamos abertamente. Amigo é aquele que quer o bem. Então, se estou vendo que ela está indo por um caminho errado, faço questão de opinar e deixar muito claro o meu ponto de vista. Às vezes precisamos de uma sacudida”, explica Bianca, que, mais jovem, já resgatou a amiga de algumas roubadas e emprestou-lhe o ombro por horas a fio. Coisas de meninas…
Nenhum comentário:
Postar um comentário