quinta-feira, outubro 28, 2010

Nosso amigos fiéis


Petit e July


O convívio com cães e gatos faz bem à saúde dos seres humanos. O amor incondicional, as lições de fidelidade, a alegria de brincar, a vitalidade para pular, correr e passear, o dengo na hora do afago, a gratidão pela comida...Tudo isso torna os pets criaturas especiais, capazes de proporcionar melhor qualidade de vida a seus donos – sejam adultos, sejam crianças.

Diversos estudos científicos mostram que ter animais de estimação por perto ajuda a prevenir vários males, e essa “amizade” pode até ter participação importante no tratamento de certas doenças. Uma pesquisa recente feita pelo Instituto de Pesquisa Médica Baker, na Austrália, revelou que quem possui um pet é menos propenso a sofrer com estresse do que a pessoa que não tem. O trabalho, realizado durante três anos, apontou ainda que os animais contribuem para a redução da pressão sanguínea, bem como para a diminuição dos níveis de colesterol.

Outro levantamento, de cientistas da Universidade de Warwick, na Grã-Betânha , indicou que crianças de 4 a 5 anos se recuperam mais rápido de doenças de rotina quanto têm animal de estimação em casa. Além desse, um estudo da Society for Companion Animal Studies, também na Grã-Betanha, apontou que crianças que convivem com um pet apresentam melhor imunidade do que aquelas que não se relacionam com gatos ou cachorros. “A pessoa se sente bem na presença de um animal e isso a torna mais resistente a doenças”, reforça a professora Maria Isabe Sampaio Carmagnani, diretora de enfermagem e coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital São Paulo, da Unifesp.

Mas talvez um dos principais benefícios promovidos pelo contato com bichos domésticos seja a redução da ansiedade e do estresse do dia a dia. “Quando o dono chega da rua, o cachorro abana o rabo e faz festa, já o gato pede carinho e se roça entre suas pernas. Essa troca ajuda a aliviar a tensão acumulada e faz bem ao coração. Interagir com animais relaxa, tira momentaneamente o foco dos problemas, desperta uma sensação de alegria e felicidade e faz com que a pessoa se sinta mais amada”, resume a pesquisadora e ambientalista Vininha Carvalho, presidente da fundação Animal Livre, de Aparecida –SP. “Até o toque no pelo desencadeia uma série de reações que acalmam e ajudam a relaxar. É o mesmo princípio de qualquer contato com a natureza.”

Por serem dóceis e abertos para trocar carinho e atenção, cães e gatos podem ser também um ótimo “remédio” contra depressão e solidão. “Esse relacionamento afetivo faz com que eles se tornem membros da família. Os animais preenchem vazios emocionai na vida de muitas pessoas e isso é saudável”, diz a psicóloga Lívia Ribeiro, coordenadora técnica de atendimento do Ateac (Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais de Campinas-SP).

segunda-feira, outubro 25, 2010

Prece Árabe



Deus...
Ajude-me sempre a dizer a verdade na presença dos fortes e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.
A mentira é o véu negro que envolve a vida, escondendo a felicidade, a força e a fortuna.

Se me der a força, não me tire a lucidez, companheira da verdade...

Se me der prosperidade, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

Nunca me tire a esperança....
E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

E, finalmente, senhor, se eu Te esquecer, eu peço, mesmo assim, que nunca se esqueça de mim!